Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

logo_cor

A Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM começou sua trajetória no ano de 2005, na recém criada UFERSA, o objetivo inicial era apoiar pequenas Associações e Cooperativas do Setor de Apicultura de Mossoró e Região com apoio do SEBRAE-RN. Neste formato permaneceu até meados de 2008 quando evoluiu junto com a Universidade que a mantém, passando a trabalhar no Agronegócio como um todo, abrindo um leque maior de oportunidades, inclusive com projetos internos de discentes da UFERSA. O sucesso logo veio, e a IAGRAM tornou-se referência no estado do RN, apoiando empreendedores, gerenciando projetos e disseminando a cultura do empreendedorismo na região.

Em meados de 2013 a incubadora passou por outra abertura de mercado, veio a Tecnologia, a demanda de projetos de tecnologia, influenciou para que a IAGRAM passasse a apoiar também projetos de outras áreas, e não somente do agronegócio. O amplo público de discentes e docentes das engenharias e demais cursos tecnológicos da UFERSA, transformaram a IAGRAM num ambiente propício para geração de conhecimento e difusão da inovação. Concomitantemente aos fatos citados, a incubadora passou por um processo de implantação e certificação de um modelo de gestão para incubadoras, O CERNE, entre 2013 e 2017 implantou e se certificou em CERNE 1, e entre 2017 e 2019 implantou e se certificou em CERNE 2, hoje (2020) encontra-se entre as 23 incubadoras certificadas no BRASIL, em um universo de aproximdamente 384 incubadoras.

Outra ação estratégica que merece destaque foi a mudança de foco dos editais de incubação, onde a IAGRAM passou a trabalhar exclusivamente com ideias inovadoras de seu público interno (discentes ativos ou egressos, docentes e técnicos-administrativos), visando transformar essas ideias em negócios inovadores. Atualmente pode-se dizer que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido possui um organismo de disseminação do empreendedorismo e da inovação à disposição de seus discentes, docentes e técnicos-administrativos, sendo capaz de orientar e avaliar projetos de geração de tecnologias e novos negócios, contando com parcerias fortes como o SEBRAE-RN, Fundação Guimarães Duque – FGD, ANPROTEC, além da sua mantenedora UFERSA.

5 de fevereiro de 2016. Visualizações: 3545. Última modificação: 22/07/2022 18:01:00