Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

InovAtiva Brasil vai apoiar 15 mil startups com projetos inovadores

Sem categoria 12 de fevereiro de 2021. Visualizações: 510. Última modificação: 12/02/2021 18:04:06
Fonte da matéria: https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/startups-e-inovacao/inovativa-brasil-programa-para-atender-projetos-inovadores

O Ideiaz, primeiro projeto que receberá o apoio metodológico do InovAtiva Brasil, conectará projetos e pequenos negócios a incubadoras e aceleradoras de todo país.

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e o Sebrae divulgaram na última terça-feira, 9, o investimento de R$44 milhões no InovAtiva Brasil. O objetivo é apoiar 15 mil startups brasileiras nos próximos anos.

A Sepec/ME e o Sebrae tem como meta tornar o Brasil um dos três principais ecossistemas de empreendedorismo inovador do mundo. Para isso, estão oferecendo, de maneira gratuita:

  • Serviços de aceleração;
  • Oportunidades de conexão com o mercado;
  • Capacitação para empreendedores; e
  • Iniciativas de desenvolvimento dos ecossistemas regionais.

Leia também: Receita das startups abrigadas pelo Cubo Itaú dispara 1.500%

“Em 2019, o InovAtiva se tornou o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina e, agora, queremos que o Brasil tenha ainda mais relevância mundial no universo da inovação. Em 2021, vamos ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país. Nós, do Ministério da Economia, temos como meta atender 15 mil startups brasileiras nos próximos anos”, explica o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa.

 

Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil
Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil foi lançado na última terça-feira, 9
(Foto: Divulgação)

o que + você precisa saber:

Como funcionará o Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil? 

O programa Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil, lançado na terça-feira, 9, tem a finalidade de atender mil projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de ideação.

A iniciativa, realizada pela Sepec/ME, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), conectará esses empreendimentos a incubadoras e aceleradoras de todo Brasil.

O Ideiaz é o primeiro projeto que receberá o apoio metodológico do InovAtiva Brasil. A expectativa é que até o final do ano sejam lançados outros pilotos “powered by InovAtiva Brasil”.

Segundo Carlos Da Costa, a ideia é que a metodologia possa ser replicada localmente em diversos ecossistemas brasileiros de inovação.

“O ‘Powered By InovAtiva Brasil’ funcionará como uma franquia, proporcionando guias metodológicos, conceitos, marca, enfim, todo um know-how para que estados e municípios brasileiros possam desenvolver programas, eventos, capacitações e outras iniciativas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador”, explica.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil atenderá em todo Brasil projetos de pequenos negócios inovadores.

Mercado Tech: GFT recruta mais de 300 profissionais para o time de Tecnologia

“Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

As incubadoras e aceleradoras participantes do “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil” irão apoiar o processo de desenvolvimento de negócios que ainda estão em fase de ideação por meio de atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

“O programa Ideiaz se faz valer da infraestrutura, do conhecimento e da experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil para apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial. É um programa nacional de grande escala que vai atender a todas as regiões do país”, afirma o presidente da Anprotec, Francisco Saboya Albuquerque Neto.