As ideias inovadoras podem ser definidas como aquelas que exploram novas possibilidades e solucionam problemas existentes de maneira criativa e prática. Mas como saber se sua ideia é ou não uma inovação?
As pessoas costumam dizer que não existe nada mais a ser inventado. No entanto, diariamente as ideias inovadoras do mercado provam que essa afirmação está errada. Todos os dias encontramos propostas de produtos geniais que nos fazem pensar: eu não sabia o quanto precisava disso até agora!
Essa é uma das principais características das ideais inovadoras: elas atendem uma necessidade existente, mas que o público ainda não percebeu que existe. Confira as principais características de uma ideia inovadora:
- O produto melhora a vida das pessoas: Para que um produto seja verdadeiramente inovador, todos os envolvidos devem ganhar com ele. As ideias inovadoras tornam a vida das pessoas melhor, mais feliz, engajada e consciente.
- O produto muda o status quo: A verdadeira inovação anda de mãos dadas com efeitos positivos para a sociedade e para o planeta. Hoje, quanto mais engajada com as causas sociais e ambientais for a sua empresa, mais valorizada ela será.
- O produto cria um círculo virtuoso de valor: A inovação bem sucedida não tem fronteiras. Se espalha naturalmente e é constantemente validada, porque atende a uma necessidade real das pessoas.
O que significa inovar
No dicionário, inovar significa tornar algo novo ou introduzir novidades. Fazer algo como não era feito antes. E essa é uma ótima descrição para basear suas ideias inovadoras.
Inovar é identificar necessidades que não estão sendo atendidas. Nichos que ainda não foram explorados. É preciso criatividade e uma incrível capacidade de observação e análise.
Além disso, para colocar a inovação em prática, você vai precisar de muito profissionalismo. Se você é um empreendedor de primeira viagem, informe-se sobre como montar um plano de negócios sólido. Procure também informações sobre o mercado que você pretende explorar, e leia muito sobre marketing.
Ideias inovadoras, infelizmente, não decolam por si mesmas. É preciso disciplina, dedicação e bastante marketing para explorar novos nichos. Então, comece agora mesmo a colocar as leituras em dia.
Minha ideia é inovadora?
Você já teve uma ideia e quer descobrir se ela realmente é inovadora? Preparei esse checklist para você conferir e descobrir quais são suas ideias que tem mais potencial:
- A ideia aborda um problema frequente e sem soluções eficientes?
- A ideia oferece uma forma diferente de resolver o problema?
- As incertezas sobre a ideia podem ser esclarecidas com estudo de mercado?
- A ideia possibilita um modelo de negócio consistente?
- A ideia tem chance de trazer resultados econômicos?
Se todas as respostas forem sim, meus parabéns! Você tem uma ideia inovadora com viabilidade de mercado!