Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

5 dicas para startups criarem uma marca forte desde o começo

Sem categoria 16 de outubro de 2020. Visualizações: 352. Última modificação: 16/10/2020 17:07:43

Ter um design que combina com a sua marca e um parceiro de trabalho competente são questões fundamentais para se destacar

Fazer uma boa construção da marca e planejar a divulgação talvez não sejam prioridades para empreendedores que estão começando seu negócio. Embora a maioria dos fundadores esteja ciente da importância, muitos preferem deixar esse trabalho para mais tarde. Isso porque, especialmente em seus estágios iniciais, as startups costumam passar por grandes mudanças e os empresários preferem usar o orçamento em outras questões.

Mas isso não é recomendado, segundo o consultor de inovação Christopher Leidinger. “Postergar o desenvolvimento da sua marca não é uma opção, pois todas as decisões conscientes e inconscientes da sua organização terão influência sobre ela, com consequências positivas e negativas”, afirma para o The Next Web. Ele cita cinco maneiras que podem fazer uma marca ser forte desde o começo:

Marca Mínima Viável

Leindinger faz uma analogia ao produto mínimo viável (MVP), dizendo que a construção da marca deve ser abordada de forma dinâmica. “Sua ‘Marca Mínima Viável’ consiste em elementos básicos estratégicos fixos e valores corporativos, mas é capaz de se adaptar às mudanças em grupos-alvo, mercados e propostas de valor”, afirma.

Quando sua estratégia de negócios muda, a maneira com que a sua marca é mostrada também precisa ser adaptada. “Essas adaptações não apenas dão suporte ao seu modelo de negócios, mas também mantêm a equipe e a organização unidas.”

Design

O design da sua marca é muito importante, então vale a pena pensar nos elementos mais importantes do visual desde o início —  mesmo que ele possa mudar ao longo do tempo.
Nomes, logotipos e cores básicas bem definidas se tornarão ativos positivos para sua marca. “Isso vai poupar energia e custos a longo prazo”, diz Leidinger.

Olhar o todo

Especialmente como uma startup, é importante sempre olhar para sua própria marca de maneira ampla, em que todos os elementos visíveis e invisíveis falem a mesma linguagem. Não faz sentido produzir uma comunicação com a história da marca perfeita e depois mostrar o oposto em uma interação com o cliente. “Isso leva automaticamente à incompreensão externa e interna e terá um impacto negativo em sua marca”, diz Leidinger.

“Uma experiência de marca imperfeita, mas consistente em todos os pontos de contato, é mais valiosa no longo prazo do que uma encenação perfeita.”

Saber no que focar em cada momento

As startups devem focar inicialmente nos aplicativos mais necessários à sua marca para tentar controlar as despesas. Para uma startup que está começando e tem um produto físico, um site simples ou um super elaborado funcionam da mesma forma, desde que a ideia central e os elementos básicos da marca sejam implementados de acordo.

Na próxima etapa, quando ficar claro quais pontos são realmente decisivos para o seu negócio, a identidade da marca pode ser desenvolvida. Conforme a empresa cresce, o investimento na marca não deve apenas aumentar, mas também se tornar mais focado.

 

Fonte: https://glo.bo/3lUzKp7