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Os diversos setores de uma empresa: seus objetivos e competências

Sem categoria 23 de dezembro de 2019. Visualizações: 3274. Última modificação: 23/12/2019 12:19:57

Uma das maiores dificuldades de alguns gestores é compreender a empresa na qual desempenham suas funções no aspecto organizacional e de sua estrutura formal. Entender que todos trabalham para todos e por todos e assim, contribuem cada um com uma parcela que somada faz o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Wagner Pereira

06/27/2014

 

 

Uma das maiores dificuldades de alguns gestores é compreender a empresa na qual desempenham suas funções no aspecto organizacional e de sua estrutura formal. Entender que todos trabalham para todos e por todos e assim, contribuem cada um com uma parcela que somada faz o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Assim, eles prosseguem no seu dia-a-dia não entendendo as funcionalidades de seus diversos setores. Compreender quais as reais funções e como se relacionam ou deveriam se relacionar entre si é essencial para o sucesso e até para a sobrevivência do negócio.

Afinal de contas o que são esses setores com suas características de funcionamento, ás vezes complicadas e ambíguas? Para quem trabalham ou deveriam trabalhar? Quem são seus gestores? Quem são seus colaboradores e que funções desempenham dentro deles? E principalmente: são importantes e extremamente necessários para o funcionamento e desempenho geral da corporação e do negócio? Estão desempenhando seus papéis conforme esperado? Quem são seus clientes?

Sinceramente, penso que a maioria dos empregados e das empresas continuam sem compreender essa grande árvore genealógica, essa grande estrutura que consiste em engrenagens para fazer girar e dar vida ao negócio visando a lucratividade.

Receio inclusive que a maioria dessas pessoas, incluindo alguns gestores não sabem que o objetivo principal da organização é auferir lucros ao final de cada mês ou ano, caso contrário, não criariam tantos entraves, tantas dificuldades, tantas burocracias que impedem seus funcionamentos e afastam dessas empresas seus principais ativos: “os seus funcionários e seus clientes”.

Em uma empresa existem pelo menos os seguintes departamentos: RH, comercial, financeiro, administrativo e contábil. Quais as funções de cada um deles e quem são seus principais clientes externos e internos?

O departamento de RH é um setor de extrema importância dentro da organização. Afinal de contas, esse setor é o principal responsável pela seleção e recrutamento do pessoal que irá compor o quadro de funcionários da empresa.

É para o setor de RH que se encaminham ou canalizam todos os problemas ou conflitos envolvendo o quadro de funcionários da empresa. O setor de RH controla o cumprimento dos horários de entrada e de saída do expediente da empresa, controla os descontos salariais, concessão de créditos consignados para os colaboradores, distribui EPI’s, uniformes, remédios, controla o plano de saúde, pagamento e recolhimento dos impostos que envolvem a folha de pagamentos, cálculo e descontos dos impostos federais pertinentes a folha como INSS e IRPF, enfim, uma série de atribuições que fazem deste setor o “coração da empresa”.

Para funcionar bem, assim como o coração humano, ele tem que estar bem afinado e em sintonia com essas atribuições. Os colaboradores que compõem esse quadro devem ser pessoas extremamente educadas e pacientes, não que os dos outros setores também não tenham que ter essas qualidades, mais é que em uma boa parcela de vezes eles estarão tratando de problemas e de pessoas extremamente carentes de ensino, de informação e de formação.

O setor de RH não tem a atribuição do setor comercial que é o de gerar receitas, mais sim de gerenciar e alocar recursos de maneira eficiente visando reduzir despesas e aumentar a qualidade de vida de todos os colaboradores da empresa.

Assim, ele não possui necessariamente clientes externos, possui clientes internos sem os quais não haveria necessidade da existência do setor de RH e todos os outros setores. E dessa forma os setores comercial, financeiro, administrativo e contábil são seus principais clientes. É para esses setores que o RH trabalha. Entender essa lógica é essencial para o bom funcionamento de toda a empresa.

O setor comercial, ao contrário do setor de RH, possui clientes internos e principalmente clientes externos. É esse setor o responsável pela geração de receitas que fazem funcionar e dar vida a organização permitindo sua permanência ou não no mercado, permitindo a sua sobrevivência e a geração de lucros que irão por sua vez permitir a expansão dos negócios com a abertura de novas plantas e filiais.

O setor administrativo é o responsável pelo “funcionamento” da empresa. É esse setor que gerencia suas obras, aquisições, adaptações e trata dos relacionamentos da empresa e dos seus aspectos fiscais e tributários, realizar auditorias e fornecer dados extremamente necessários para todos os outros setores.

Nessa mesma lógica funcionam todos os outros setores que juntos servem para facilitar, pavimentar a estrada para a geração de lucros e a satisfação de toda a sua clientela.

Para atingir esse nível de conhecimento e funcionalidade é necessário ativar pelo menos uma característica: a humildade. Portanto, todos os setores devem trabalhar juntos, em sintonia e na mesma direção para que a empresa continue prosperando.

 

 

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/os-diversos-setores-de-uma-empresa-seus-objetivos-e-competencias