A internet tornou-se e torna-se a cada dia mais uma ferramenta influenciadora na jornada de compra do consumidor, empoderando-o com a possibilidade de pesquisar e se informar antes de tomar a sua decisão de compra.
Porém, esse fato torna a concorrência na internet gigante, pois se está mais fácil para o consumidor acessar, se informar e comprar, também está mais fácil para que todos tenham a oportunidade de empreender e vender seus produtos nesse canal.
Por isso que trabalhar com e-commerce exige uma dedicação especial para suas ações de marketing, que são bem diferentes das que são feitas por negócios offline, mas com o mesmo objetivo: atrair leads e convertê-los em clientes.
Então, preparamos 9 dicas de marketing digital para e-commerce para que você possa impulsionar as suas vendas online. Confira:
1 – Tenha um Plano de Negócio
Mesmo que você esteja no início da operação do seu comércio online, e seja ele pequeno ou não, é importante começar com um planejamento. E a maneira mais indicada de fazer isso é através da elaboração de um Plano de Negócios. Afinal, ele será o guia para as ações estratégicas do seu e-commerce proporcionando um direcionamento do negócio para atingir o sucesso.
2 – Valorize o seu produto
Tenha em mente que a internet ainda não oferece para o cliente a mesma experiência das compras offline, pelo simples fato de não ser possível ver ou tocar o produto antes de concluir a compra. Por isso, valorize o seu produto ao máximo, disponibilizando fotos de qualidade, mostrando todos os seus ângulos, além de fornecer uma descrição completa, com todas as suas características e deixe claro quais são as recomendações de uso.
3 – Invista no Marketing de Conteúdo para captar Leads
O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado nas suas ações de marketing digital para e-commerce. Com ele, é possível trabalhar de duas maneiras.
A primeira é em na própria descrição dos produtos da loja virtual, a qual é possível aplicar estratégias de SEO para que o Google possa rankear a sua loja da melhor maneira possível na busca orgânica.
A segunda maneira é investir na produção de conteúdos de apoio e disponibilizá-los em um blog, mostrando que a empresa entende bastante daquele estilo ou tendência de consumo que está vendendo.
4 – Utilize o e-mail marketing para se relacionar
Sem dúvida nenhuma, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas a ser utilizada em ações de marketing digital para e-commerce. Pois o email ainda é um dos principais canais de relacionamento na internet.
Por isso, é importante se relacionar com sua base de leads e clientes através dele com uma frequência constante, para que eles possam lembrar do seu negócio sempre. Saiba que para o segmento de ecommerce, as ações fundo de funil estão centralizadas no email marketing.
Apenas tome cuidado para não ser invasivo, enviando uma quantidade absurda de emails durante a semana.
5 – Mostre que o seu site é de confiança
Apesar das vendas online estarem crescendo a cada dia por conta do empoderamento que a internet proporciona para os consumidores, grande parte deles ainda são desconfiados e tem um pé atrás em concretizar uma compra, principalmente com o seu cartão de crédito.
Por isso, será preciso se atentar com todos os detalhes do seu site para que ele transmita confiabilidade e segurança.
Para isso, preze por uma busca e um layout amigável, além de oferecer o máximo de instruções possíveis em relação a como a compra deve ser realizada.
6 – Não se esqueça das mídias sociais
Assim como o email marketing, as mídias sociais são ferramentas que você não pode deixar de contar em suas estratégias e ações de marketing digital para e-commerce.
Uma boa prática é utilizar as postagens propondo a interação entre as pessoas que seguem a sua página.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de acessórios para motociclistas, você pode postar a promoção de um capacete com a seguinte descrição: “Marque aqui seu amigo motociclista que gostaria de ter esse capacete…”
Ações como essa ajudam na indicação da loja e estimula que cada vez mais pessoas conheçam os seus produtos.
Não se esqueça também de estudar e realizar ações que envolvem os anúncios patrocinados dessas mídias, para que seja possível adquirir leads e clientes por esse meio também.
7 – Não se esqueça que o mundo está cada dia mais Mobile
Outra realidade que você não pode deixar de lado é o fato dos smartphones estarem cada vez mais presentes na vida das pessoas.
Portanto, ter um site responsivo e com um layout amigável para esses dispositivos é o mínimo que você tem que ter.
Além disso, é preciso entender também quais estratégias de marketing digital, que sejam focadas em dispositivos mobile, você poderá adotar.
Criar um aplicativo para a sua loja ou fazer ações específicas para quem chega até ela dessa maneira, são ideias que você pode aplicar desde já. É o que chamamos de Mobile Commerce.
8 – Ofereça benefícios para adquirir clientes
Não tem jeito, para que você possa ter mais chances de adquirir um novo cliente, vai ter que disponibilizar uma condição especial para que ele faça a primeira compra.
Oferecer frete grátis e cupons de desconto são estratégias que poderão ajudá-lo com essa questão.
Afinal, ações como essa mostram a disposição em levar o cliente para conhecer os seus produtos e também a estar cada vez mais presente em sua loja virtual.
Após essa primeira conversão, seu foco deverá ser entender o interesse de cada cliente para estimular uma recompra o mais breve possível. Para isso, conte com o apoio das ações de relacionamento através do email marketing.
9- Cuidado com as métricas de vaidade
Entender quais estratégias de marketing digital para e-commerce estão sendo efetivas ou não para o seu negócio é importante. Isso será possível fazendo algumas análises dos resultados gerados.
Porém, tome cuidado para não se basear essas análises em métricas de vaidade. Se preocupar com os visitantes e seguidores da sua página no Facebook é importante, mas não são elas que indicaram se o seu investimento está dando resultado ou não.
Nesse sentido, uma forma fácil de fazer essa análise é trabalhar com o Funil de Vendas e medir as taxas de conversão de suas etapas, além das fontes de origem de tráfego, leads e clientes. É possível também realizar uma análise específica para cada canal de aquisição.
Com essas dicas será possível que você comece a trabalhar com o marketing digital para e-commerce ainda hoje. Porém, não se esqueça que os resultados não virão do dia para a noite e como a concorrência nesse mundo é grande, é preciso paciência para construir a reputação do seu negócio.