Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

Como saber a hora de se reinventar

Sem categoria 19 de julho de 2018. Visualizações: 650. Última modificação: 20/07/2018 11:15:04

Todo empreendedor sabe que, para acompanhar a velocidade com que o mercado vem evoluindo, é preciso estar sempre se reinventando. Quem não acompanha esse movimento, corre o risco de perder espaço para a concorrência e de prejudicar seu negócio. E isso significa estar aberto para fazer de pequenos ajustes de rota até importantes mudanças estruturais, deixando para trás aquilo que já não faz mais sentido.

Somada à competitividade acirrada, as empresas ainda precisam se ajustar aos novos tempos, já que os consumidores estão cada vez menos fiéis às marcas. Como encontram uma variedade enorme de produtos e serviços diferenciados – e inovadores – em buscas rápidas pela internet, eles já não sentem mais a necessidade de comprar sempre naquele mesmo local de confiança.

Ganha a compra o empreendedor que sabe acompanhar a evolução do mercado, recriando o seu negócio dia a dia. Em tempos de transformação digital, é preciso ainda ficar de olho nas inovações que não param de chegar. Empresas que não reinventam sua maneira de vender para se adaptar à nova realidade, tendem a ficar obsoletas e a cair no esquecimento.

Dicas
Para não ficar para trás, alguns especialistas recomendam levar o empreendedorismo como um estilo de vida, mergulhando no ambiente e na realidade do seu negócio. Assim, o empresário fica mais alerta às novidades, além de ser mais ativo na interação com demais empreendedores (e concorrentes), trocando experiências e absorvendo ideias e novos conhecimentos.

A comunicação de qualidade com os consumidores é também um dos fatores fundamentais na identificação do momento de se reinventar. Mas, para isso, é preciso ir além de se dedicar apenas aos canais de SAC, seja via telefone ou pelas redes sociais. Um caminho já comum nas grandes organizações, e que tem resultados comprovados, são os grupos de discussão com pessoas que compõem o perfil do público alvo do negócio. Ao ouvir o que elas têm a dizer, é possível mapear quais os pontos do seu negócio que precisam se repensados ou até reinventados.

 

Matéria original aqui.