O principal objetivo da fase de pré-incubação é oferecer apoio para que os empreendedores transformem suas idéias em uma empresa formalizada juridicamente e com um produto pronto para ser comercializado. A pré-incubação deve prover ferramentas, serviços e apoio institucional à idéias promissoras e com viabilidade técnica e mercadológica que possam evoluir para futuros negócios e empreendimentos abrigados, preferencialmente, em incubadoras de empresas. A grande contribuição do processo de pré-incubação é garantir que as empresas que entram para o processo de incubação estejam “prontas para se desenvolver”.
Em geral, as pré-incubadoras estão localizadas em universidades e têm como foco o apoio a empresas de base tecnológica. No entanto, isto não é uma regra geral.
Ao entrarem na fase de pré-incubação, os empreendedores não possuem uma empresa formalizada, um plano de negócios formalizado e consistente, nem um produto pronto para ser comercializado ou serviço a ser oferecido. A fase de pré-incubação, portanto, deve estar organizada de forma a atingir três objetivos principais:
• empresa formalizada juridicamente;
• plano de negócios formalizado e consistente;
• produto ou serviço pronto para ser oferecido ao mercado (ou pelo menos um protótipo).
Uma vez atingidos estes três objetivos, a empresa está pronta para iniciar a fase de incubação.