As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.
Geralmente ofertam ainda espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os empreendedores (chamados neste momento de empresas incubadas).
Portanto, as incubadoras de empresas favorecem o empreender nas seguintes áreas: Gestão empresarial, Gestão tecnológica, Comercialização de produtos e serviços, Contabilidade, Marketing, Assistência jurídica, Captação de recursos, Contratos com financiadores, Engenharia de produção e Propriedade intelectual.
Pode participar de incubadoras de empresas qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e deseja abrir sua própria empresa. As já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. Para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Reportagem completa: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-incubadoras-de-empresas-podem-ajudar-no-seu-negocio,f240ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD