Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

Como driblar as armadilhas antes de começar uma empresa e ter sucesso!

Sem categoria 4 de setembro de 2017. Visualizações: 272. Última modificação: 04/09/2017 12:36:02

Uma estimativa feita pela Associação Brasileira de Startups mostra que o número de empresas do tipo Startup em operação no Brasil cresceu 30,4% entre março e dezembro do ano passado, chegando a 41 mil empresas iniciantes. Um cenário animador para empreendedores, fomentando ainda mais pela crise econômica e politica instalada no país.

Por outro lado, comandar uma startup pode ser um caminho cheio de armadilhas. Elas podem se transformar em pequenos meteoros, operando num campo de muitas incertezas, e acabarem com a mesma velocidade em que começaram. Então é preciso observar alguns detalhes importantes antes de tirar o projeto do papel.

  1. Proteja sua marca

Antes de abrir o negócio, faça uma busca no site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), mais especificamente no sistema e-marcas. E faça um acordo de não divulgação para sócios, investidores e funcionários com clausulas que restrinjam a divulgação de informações estratégicas e confidenciais da sua empresa.

  1. Defina regras de sociedade

Tome providencia com relação aos sócios por precaução. Faça um acordo para a divisão de ações, esse acordo será utilizado adiante, no momento da elaboração dos atos constitutivos (contrato social ou estatuto social). Além disso, defina regras de entrada, reembolso e saída.

  1. Cadastre sua empresa

No momento da contratação de pessoal é necessário abrir formalmente uma empresa com CNPJ (Registro Nacional de Pessoas Jurídicas). Podendo ser uma limitada (Ltda.), sociedade anônima (S/A) fechada ou aberta, empresa individual, entre outros.

4. Evite dor de cabeça na hora de formar seu time

Para contratação de funcionários a regra geral é o regime da CLT. Porém, se esse custo for inviável para uma empresa que pouco ou nada fatura existe outras opções como oferecer uma sociedade onde o funcionário terá um pro labore e participará da divisão dos lucros.

 

Reportagem completa: http://www.infomoney.com.br/negocios/startups/noticia/5290803/como-driblar-armadilhas-antes-comecar-sua-empresa-ter-sucesso