Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

Presença feminina cresce no mundo do empreendedorismo

Sem categoria 16 de abril de 2018. Visualizações: 442. Última modificação: 13/04/2018 10:46:40

Neste ano, um dos mais importantes destaques ficou por conta do empreendedorismo, já que o número de mulheres envolvidas em negócios com até três anos e meio de atuação no mercado alcançou uma taxa de 15,4%, enquanto o segmento masculino somou 12,6% de participação. Os dados são do estudo Global Entrepreneurship Monitor 2016, realizado nacionalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Elas ainda são conhecidas por serem melhores líderes, mais organizadas e até melhorarem o resultado das empresas.

Cozete Gomes, de 47 anos, é um exemplo de empreendedorismo feminino. Gomes é formada em Publicidade e Letras. A empresária nasceu em São Paulo e é descendente de Italianos. E desde cedo percebeu sua vocação para empreender.

“Aos 13 anos, eu descobri minha veia de empreendedora. Comecei a fazer alguns trabalhos em casa com minha mãe de vendas. Depois, meu primeiro emprego foi aos 15 numa indústria de uma empresa alemã. Ali aprendi sobre disciplina. Pouco tempo depois, fui representar a empresa em eventos, tal como feiras. A partir daí, sugiram diversos convites para eventos de outras empresas. Paralelo ao trabalho, fui fazer cursos de modelo e manequim”, relatou a empreendedora.

No ano de 1993, Cozete fundou a sua primeira empresa em sociedade com seu irmão Mairo J. Gomes, a Yes Models. A companhia funcionava como uma escola e um estúdio, posteriormente, se transformando em agência.

O sucesso da empresa foi tanto, que a Yes Models acabou ficou conhecida em todo território nacional e está em 83 capitais e regiões do país inteiro. Também deu origem a um conglomerado de oito empresas que leva o nome de Yes Corporation, que tem mais de 3 mil colaboradores, entre eles a Yes Promo.

Com 24 anos no mercado, a Yes Promo é uma das principais agências especializadas em Trade Marketing do Brasil. Ela funciona com terceirização de mão de obra no PDV, planejamento, execução de todas as etapas das ações promocionais de uma empresa e tem clientes gigantes de diversos setores, como Chandon, Diageo, Sony e Lego.

Referencias: Terra; Exame