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Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

A importância do plano de negócios

Sem categoria 11 de abril de 2018. Visualizações: 455. Última modificação: 06/04/2018 12:07:32

No Brasil ainda existe a falta de entendimento que todo negócio precisa ser planejado detalhadamente antes de efetivamente abri-lo para o mercado.

O plano de negócios é uma ferramenta que relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negócio, assim será possível avaliar a viabilidade de um empreendimento.

Os tópicos básicos que não podem faltar em um plano de negócios são:

  • Escolher qual é área geográfica que pretende atingir com seu produto ou serviço;
  • Definir exatamente qual será o seu produto e serviço e como pretende oferta-lo;
  • Definir quem será o seu público-alvo;
  • Quem são seus concorrentes;
  • Qual e a expectativa de crescimento da empresa dentro de um determinado período;
  • Qual o investimento que será preciso para implantação e de onde será a captação deste recurso;
  • Definir colaboradores e fornecedores.

Este planejamento permite definir claramente o seu negócios, antecipar-se aos problemas, enxergar oportunidades e as falhas.

O plano de negócios também pode encoraja-lo a se posicionar no mercado diante dos seus concorrentes.

Debruçado neste trabalho, é comum aparecer possíveis fragilidades em seu modelo de negócio. Dai a oportunidade de alterar neste documento o que havia sido planejado inicialmente. Afinal, modificar as ideais enquanto ainda estão no papel é muito mais fácil do que depois de implantadas em seu estabelecimento.

O Plano de Negócios também pode ser muito útil para empresas que já atuam no mercado, mas que precisam se reposicionar ou pretendem lançar um novo produto ou serviço no mercado.

Fique atento aos erros mais comuns nos Plano de Negócios:

  • Não entender a sua real finalidade. O importante é planejar suas ideias, estabelecer objetivos e medidas para alcança-los. O plano é um documento vivo que precisa ser revisto e atualizado periodicamente, o mercado é dinâmico e necessita de constante acompanhamento.
  • Alegar que não tem tempo suficiente para fazer o Plano de Negócios. Todo o esforço vale a pena diante da sua utilidade. Não adianta se precipitar achando que esta ganhando tempo agindo de forma rápida e impensada.
  • Não compartilhar com sua equipe os objetivos e prioridades do seu Plano de Negócios. É óbvio que alguns dados do Plano são sigilosos e não devem ser divulgados, porém, como será possível desenvolver o espírito de equipe sem envolver seus colaboradores?
  • Diluir as prioridades numa lista extensa. É preciso entender e focar em três ou quatro prioridades para o seu Plano de Negócios.
  • Nenhuma ideia vale por si simplesmente. O que a dá valor é o negócio que se desenvolve à sua volta.
  • Toda a informação é importante, mas convém ser realista, não faça previsões absurdas. Um plano de negócios valerá zero se não levar isso em conta.

Este planejamento dará mais segurança e aumentará suas expectativas de sucesso no mercado.

 

Por Izabela Reis.