Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró - IAGRAM

Como ser uma empresa verdadeiramente digital

Sem categoria 4 de outubro de 2017. Visualizações: 249. Última modificação: 04/10/2017 11:18:55

A dificuldade em implementar uma estratégia que permita às empresas se conectarem com as novas demandas dos consumidores e serem verdadeiramente digitais persiste por vários motivos. Primordialmente a mentalidade de gestão corporativa que impera em grande parte do mundo funciona em moldes antigos, baseada em uma economia que liga a produção com a cadeia de fornecedores para um serviço final. Na prática, o modelo definido como “pipe” incentiva a criação de silos na empresa, que trabalham de forma separada, cada um cumprindo seu papel de modo a atingir um objetivo em comum. Cada desvio nesse aspecto é considerado um erro ou fracasso. Esse modelo “pipe” é desenhado para não sofrer grandes transformações. É por esta razão que, a despeito da consciência da necessidade de se tornar digital, muitas empresas não conseguem, de fato, atingir o sucesso na nova era. Não adianta criar um centro de inovação separado e controlado para que as novas ideias sejam ali testadas, se a organização toda do lado de fora da sala pensa nos moldes antigos.

Para que haja uma transformação que aumente as chances de a empresa sobreviver e ter futuro ela precisa passar do “modelo pipe” para o “modelo de plataforma”. É necessário abrir os silos, construir um modelo de gestão em que os funcionários conversem entre si e a inovação possa ser uma soma do trabalho de várias áreas. É o marketing usando a TI para criar um serviço financeiro novo, por exemplo.

Para que esse fluxo de ideias dentro da organização gire em vários sentidos, é preciso investir para além dos desenvolvedores. É necessário ter talentos em todos os departamento. Não existe transformação digital sem mudança cultural.  É algo que precisa vir de cima para baixo, com os líderes abrindo espaços para que essas mudanças ocorram em toda a empresa e não apenas em um centro de inovação isolado.

A beleza de seguir o modelo de plataforma é que tudo pode ganhar dimensões gigantescas a partir de um esforço concentrado. Você pode criar uma infinidade de negócios, desde que faça sentido para o proposito da marca.

Reportagem completa: http://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2017/09/como-ser-uma-empresa-verdadeiramente-digital-segundo-vp-do-google.html